terça-feira, 11 de março de 2008

A Partida!

Valeu a pena!
E nesta frase que resumo toda a minha estadia por Calcuta.
Confesso que a ideia de vir para um pais tao distante e tao diferente, sozinha, fazer voluntariado, ao principio me assustou bastante! Mas, agora que ja acabou, posso dizer que nao ha qualquer dificuldade! Nao ha nada de assustador numa experiencia como esta! E, principalmente, vir para Calcuta fazer voluntariado, nao e nenhum acto heroico! Nao e mesmo! Quem vem para Calcuta recebe tanto tanto...muito mais do que da!
Foi mesmo importante para mim ver, ao vivo, situacoes de extrema pobreza. Antes ja tinha visto tantas vezes fotografias ou imagens de meninos a morrer a fome ou de pessoas muito doentes.
Claro que me impressionavam, mas provavelmente no minuto a seguir ja nem pensava nisso...Ver com os proprios olhos, homens, mulheres e criancas a dormir na rua, no meio do lixo cheios de fome...Isso sim, fez-me pensar!
O trabalho com as criancas tambem foi impressionante! Ver como elas sao tao bem tratadas, com todos os mimos que qualquer crianca merece, com todos os cuidados necessarios! Alias, todas as casas das Missionarias da Caridade sao assim...de luxo! De luxo no sentido em que todos sao tratados com o maior amor e carinho possivel!
Para alem de ter adorado o trabalho que fiz e de ter aprendido imenso sobre uma cultura tao diferente...Tambem fiz muitos amigos, o que foi optimo para ter alguns momentos de convivio!
Como podem ver, ganhei muito com esta viagem! Estou mesmo feliz por ter conseguido chegar ate ao fim!
Muito muito obrigada a todos pelo apoio que me deram! Acreditem que sem esse apoio teria sido bem mais dificil, ou ate mesmo impossivel!
Espero estar com todos ainda nesta semana!!!
Muitos beijinhos e ate a minha proxima aventura!!

7 comentários:

madalena disse...

minha querida tu não gostas que agradeça mas muito obrigada por mais este testemunho tão bonito .adorei disseste muito em poucas palavras.E agora são só mais umas horinhas e já te tenho cá comigo para podermos discutir um bocado ,conversar passear(mas sem compras)etc. Fico á espera da tua msg.quando cuegares ao aeroporto.Muitos beijinhos and have a good trip .

Tomas Iberico disse...

Querida Tété!

Agora que esta sua Missão está a chegar ao fim, é bom saber que correu tudo bem!!

No principio, quando me disse que ia para a Índia, sinceramente, assustei-me um bocado..não pelo facto de ir ajudar pessoas, mas sim, por ir sozinha para um lugar bem longe de nós e com uma cultura bem diferente da sua!!

Mas, ao longo deste mês, você deu-nos provas que conseguia ultrapassar essas barreiras todas, e deu-nos uma coisa muito mais importante, e que nunca irei esquecer, que foi uma lição de vida, de entrega aos outros, sem esperar receber fosse o que fosse! Como disse neste seu último comentário, acabou por receber, mais do que aquilo que deu!!

Agora pode dizer, mais do que qualquer um de nós..VALEU A PENA!!

Obrigado por TUDO, pela maneira como descreveu os seus dias, e no que nos fez pensar, ao longo deste mês!

Boa viagem e cá a esperamos todos orgulhosos de si!! :)

Muitos, muitos, muitos beijinhos deste seu namorado que a ADORA!!

EU

madalena disse...

Finalmente já falta pouco para te ter de volta, mas a todos daí dirás até logo, o bichinho está lá e não te vai largar tão cedo, é o que me parece.Confesso que estava cheio de medo quando disseste que ias e até ao fim com uma esperançasinha que não fosses, mas agora sinto que valeu a pena e afinal todos os nossos receios se desvanessem com essa vontade enorme que demonstraste e esse dom de saber ajudar os outros;também acho que muitos destes problemasinhos da vida vão ser muito relativizados. Também é certo que cá se pode fazer muita coisa pelos outros, oportunidades nunca faltam, mas isso não desvalorisa em nada o que fizeste e que a grande maioria não tem coragem para fazer. É uma visão diferente, com outra dimensão e talvez nos faça pensar que a verdadeira pobreza por cá é outra, como dizia o Miguel. Os subsídios que por aí se dão para não se fazer nada, chegariam para matar a fome de muitas famílias que realmente não têm nada;tudo é relativo, mas esse contacto com a realidade ajuda concerteza a ver mais claro.Espero e peço a Deus que corra tudo bem até ao fim e sei que Nossa Senhora nunca te abandona, cá te esperamos, talvez no aeroporto...se não houver nada mais interessante para fazer...muitos beijinhos e até amanhã- pai que te adora

NPI8 disse...

Que grande irmã!!

Fartei-me de chatear esta miuda a dizer que não conseguia ir!!!

Inclusivé apostei uma noite de copos comigo mesmo como ela não ia!!

Não é que foi?e adorou e teve uma das melhores experiencias da vida dela?

Pronto ok!estou a dever-te uma sangria!!sem alccol,claro!!

Agora a sério!!Foste um espetáculo!è muito bom ver a nossa caçula a fazer coisas destas e a mostrar que está pronta para encarar a vida com uma preparação espetacular!!

Aproveita todos estes instrumentos que juntas-te aos que já tinhas!

Depois tens de me dar umas dicas para eu fazer uma viagem dessas!!

Por enquanto vou ali ao Brasil por as ideias em dias hehe!!

Muistos beijinhos minha irma,
o puto

Béu disse...

Vou fugir à regra e evitar um texto enorme! É só mesmo para mandar um enorme beijinho e um grande BOA VIAGEM, mesmo sincero para ver se voltas a 100% para nós!
Ehe
Até já!!!

Unknown disse...

Neste momento final da tua epopeia resta-me dizer-te: "MUITO OBRIGADO!!!".
Beijinhos e até amanhã!!! Boa viagem!
PS: Puto, vê lá se aprendes a escrever sem erros! Até num blogue fica mal...

Unknown disse...

concordo com o Pedro, mas há que reconhecer que o puto tem uma certa laracha e apesar de passar a vida a chatear a maninha, não passa sem ela...