Ola a todos!
Tal como disse no primeiro texto, e dificil descrever Calcuta! So quem ve e ca esta e que percebe como e! Alias, se comecasse a descrever, acho que todos iam pensar que esta e uma cidade horrivel e arrepiante!
Tal como a Tante citou no ultimo comentario, nao vale a pena observar a cidade com preconceitos ou fazer comparacoes! Calcuta, como toda a India (penso) tem de ser vista, vivida e sentida.
Ha imensa pobreza, mas e uma pobreza diferente. A sociedade esta adaptada a essa pobreza. Por exemplo, como quase toda a populacao e pobre e vive na rua, existem locais para as pessoas se lavarem. Todos tomam banho, lavam os dentes e lavam a roupa. Todos os dias!
Outra aspecto curioso e que nao ha, aparentemente, invejas e discriminacoes entre os Indianos, ca em Calcuta. Sao todos tao pobres que nao se ve discriminacao ou ostentacao.
Nos paises mais desenvolvidos, muitas vezes, os pobres sao revoltados e agressivos. O que e natural, porque a toda a hora veem passar por eles grandes carros, grandes luxos...e eles nao podem ter nada. Ca, como ninguem tem, ninguem sente a falta! E engracado...
Agora vou contar algumas novidades! Continuo a trabalhar em Shishu Bavan, mas neste momento estou a dar aulas a criancas, um pouco mais velhas, tambem deficientes. Tou a adorar! Todos os dias chego la as 7h45, dou o pequeno-almoca a Sonali, faco-lhe fisioterapia e depois vou para uma sala dar aulas com mais uma volutaria e uma Indiana, professora!
E uma espetaculo a forma como as irmas e as ajudantes (indianas) tratam as criancas! Costumava pensar que aquelas criancas nao tinham amor e atencao suficientes,por serem tantas. Hoje percebi que estou totalmente enganada!
Se ha uma crianca que faz uma "gracinha", calam-se todas e ficam a observar. No fim desatam a correr para a crianca, todas ao mesmo tempo a dar-lhe beijinhos! Por exemplo, hoje tavamos a cantar uma musica em Ingles. Quando paramos, uma crianca amorosa, a Nikita, continuou a cantar sozinha. Ficamos todas a ouvir, a sorrir! No fim, fomos todas a correr para ela, a dar-lhe beijinhos. Todas lhe queriam pegar! Pareciam todas maes babadas...E e como se fossem!
Outra coisa que aconteceu hoje! Eu tava a brincar com uma menina. Ela tem algumas perturbacoes psicologias, mas fisicamente nao tem nada de diferente! Depois veio uma irma ter comigo a dizer-me que aquela crianca ia ser adoptada nesta semana e que os pais adoptivos estavam a chegar para visita-la. Fiquei tao comovida...Quando os pais chegaram, estavam tao tao felizes! Sao suicos e vao para a Suica viver com ela! Foi mesmo comovente ver esta situacao...Fico mesmo feliz por saber que ha pessoas boas que adoptam criancas, independentemente dos problemas que estas possam ter...
So mais uma coisa...Hoje fui a Kalighat! Gostei imenso, e uma casa com moribundos, ou seja, pessoas que estao muito mal de saude! A casa esta dividida, homens num lado, mulheres noutro! A palavra que melhor descreve aquela casa e PAZ!
A partir de amanha, comeco a trabalhar todo o dia (manha+tarde) em Shishu Bavan, a pedido de uma professora! Fiquei toda contente por me ter pedido!
Muitos beijinhos a todos!
Saudades!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
15 comentários:
Olá Professora Teté! :)
É bom ler este blogue, é uma "lavagem" à nossa vida!!
Estou MUITO feliz por si e tenho a certeza, que Deus está ainda muito mais..
Você é um exemplo de vida para qualquer pessoa..um ORGULHO para todos e principalmente para mim!!
Gosto muito de si!
Muitos beijinhos minha querida e adorada Teté! :)
Tomás
espetáculo Teresinhas!!ainda bem que te estas a divertir!!ja sei que tas cheia de saudades minhas!!olha por ca ta tudo bem,os putos do luis do pedro e da madalena tao um espetaculo!!a maria so pergunta por ti!!tava aqui a pensar e pq que nao pedimos ao pai e a mae para adoptarem um puto desses??era espetacular hehe!!muitos beijinhos e continua a divertir te?
p.s como vao esse intestinos?hehe
minha querida já tinha escrito um comentário enorme mas não sei o que fiz e apaguei tudomas pronto não faz mal .quanto ao ORGULHO do Tomás acho muito bem mas primeiro estou eu...e é que estou mesmo!conto a todas as pessoas aquilo que estás a fazer e já pediram para quando chegares ires contar as tuas aventuras e expriências ao club das Areias.Eu acho que não te vais importar e até é giro partilhar essas coisas boas com outras pessoas e animá-las a fazer o mesmo.Quanto ao teu trabalho ainda bem que cada vez gostas mais e que lá também o reconhecem.És muito querida.Agora vou á missa e o pai quando chegar escreve mais.Um beijinho muito grande da mãe que te adora
Teresinha cheguei agora da missa e enquanto o pai não vem fui ler outra vez o teu Diário.Que maravilha sinto mesmo que estás feliz por estar a viver isso tudo.Não podes tirar algumas fotografias e mandar para o blogue?Gostava de ver o teu quarto ,a rua,acasa onde estás,etc.Olha chegou o pai.beijinhos .até amanhã
minha querida caçula, mais uma vez já não caibo em mim de orgulho, fico radiante por tomar conhecimento da tua entrega a pessoas tão necessitadas e ficares feliz por fazê-las felizes.Chama-se a isso cuidados personalizados, não é por serem muitos que cada um deixa de ter o seu próprio encanto que é apreciado pelos outros. Muitos beijinhos do teu pai babado que te adora
Oh minha Teté!Que bom que estas a conseguir cumprir a tua missão!É mesmo bom ver que estas tao contente!
Sei que já tas cheia de saudades minhas! (muito mais que do francisco) mas aguenta te!
Um grande beijinho da prima preferida!
Minha querida Amiga...
Desculpa só dar noticias agora, mas como nao tava cá só hoje é que peguei no computador... não me quero alongar ou repetir muito do que já foi dito, até porque sabes que não sou de lamechices!
Agradeço só a lição que me estás a dar... Admiro tanto o que tás a fazer!
Apesar de teres alturas menos boas, ou que duvides das tuas capacidades, lembra-te sempre que és muito especial, e com um coração enorme!
Um enorme beijinho, desta amiga desnaturada mas sempre atenta!
Baua
Teresinha, ocorre-me apenas dizer que tens uma coragem e dignidade brutal. Sem dúvida que este será um mês que fará de ti uma grande mulher, não tenho dúvidas que crescerás a todos os niveis, ficarás ainda mais rica em àreas tão importantes da nossa sociedade/humanidade, como sejam os valores morais, sociais e até mesmo de comunidade. O "canudo" que trouxeres dessa tua aventura, não se recebe nem se aprende em nenhuma escola do mundo. A "bagagem" que trouxeres contigo desse lado, vai acompanhar-te e valorizar-te até ao fim da tua vida. Beijinhos sinceros, e a promessa que quando chegares, a primeira bifana na quinta dos netos será para ti! eh eh
Cumprimentos, com grande admiração,
Nuno Parreiras
Teresinha,gosto muito de logo pela manhã ler os teus reports. É como se fosse uma meditação. Que sorte tens em Deus te ter mandado para aí.Aproveita. Os teus sobrinhos têm perguntado todos os dias por ti e a Carminho está sempre a dizer que a Tété é uma corajosa!
Beijinhos
Bom dia, Teresinha,
Afinal chego à conclusão que essas crianças até têm mais atenção que muitas aqui na nossa praça, a quem as "mães" arranjam um video e as colocam à frente do televisor!
Eu fiquei impressionada ao ver Kalighat na net, tu, in loco, descobriste a paz! Deu-me motivos para pensar. Vou deixar de citar Ferreira de Castro pois o nosso Morgado não gosta que eu o faça.
By the way, e para o caso de não perceberes, o bond é meu querido e eloquente genro!
Agora vou a correr para um curso de criminalística (não confundir com criminologia!).
Bjs da Tante
Olé TC!
Fico feliz por te "ler" feliz!
Falas que é bom existirem pessoas que adoptam crianças e eu acrescento que é bom que haja pessoas que como tu vão para o outro lado do mundo ajudar quem precisa. Não sei se era capaz...
Só um recado para o Tomás: deixa-te lá dessas lamechices em publico. Levas um piparote quando lá apareceres em casa :)
É que a Teresinha é PRINCIPALMENTE minha irmã...
Beijinhos tété do mano do meio!
Querida Teresinha
È uma alegria ler o seu blog saber que voçê está tão feliz por ajudar e dar-se aos outros. Os Mia já contou aos amigos (td orgulhoso) a sua aventura. Para nós não é novidade este lado da Teresinha, este verão qd eu precisei fazer repouso a Teresinha veio no primeiro avião para a Suiça e cá esteve uma semana com os sobrinhos sp com boa cara e sp a ajudar.Obrigada pela grande lição de vida q nos está a dar.
Mts bjs
Ines
minha querida aqui já são quase 4horas e nunca mais telefonas.Espero que te estejas a sentir melhor.A Maria acordou e tenho de lá ir buscá-la beijinhos e até já
Olá Teresinha,
Os Pais babados disseram que tinha este blog e eu vim cá bisbilhotar!
Grande aventura! Quem me dera..., fiquei cheia de saudades de quando fiz projecto em Cabo Verde, e isso aí parece muito mais à frente! Aproveite.
Um beijinho da professora :)
Inês Quadros (a Maria da Madalena chama-me "três quatro")
Olá T!
Continuas em GRANDE!Sortudas das crianças que apesar de estarem em piores condições acabam por ter mais daquilo que é verdadeiramente importante: amor, atenção e muito carinho! Estraga-os de mimos durante as próximas semanas!
Beijinhos da prima-madrinha
PS: Tomás, não se deixe intimidar! Continue assim!
Enviar um comentário